Edições anteriores

2009

O Back2Black estreou com o pé direito. A primeira edição, realizada em 2009, mostrou ao Brasil que é possível fazer um festival engajado em entreter e conscientizar. Na ocasião, a direção de arte ficou por conta da cenógrafa Bia Lessa e apresentou a instalação “Somos todos africanos. Somos todos humanos. Back to Black”. As conferências contaram com músicos, escritores e pensadores de todo o mundo. Entre eles, Bob Geldof, Breyten Breytenbach, José Eduardo Agualusa (que participará do B2B 2011, em São Paulo), Youssou N’Dour, MV Bill e Samora Machel. Os shows foram incendiários. Gilberto Gil e Youssou N’Dour, com participação de Marisa Monte, comandaram o primeiro dia. A segunda noite teve a presença de MV Bill e um histórico tributo a Tim Maia feito pela Banda Black Rio e Ed Motta. Após os shows, foi a vez do “Encontro das Periferias”, festa que reuniu DJ’s e bailarinos de diversos cantos do mundo. Por fim, uma celebração do samba, capitaneada  por Mart’nália, recebeu Dona Ivone Lara, Luiz Melodia, a cubana Omara Portuondo, entre outros bambas. O recado estava dado e a porta estava aberta para o maior festival de cultura negra do pais!
visite o site do Back2Black 2009 »

2010

Depois de uma primeira edição tão forte e reconhecida por público e critica, o segundo  ano do Back2Black não podia deixar a desejar.  Dessa vez, quem cuidou da cenografia e direção de arte foram o designer Gringo Cardia e o artista plástico Vik Muniz. Já o ciclo de debates contou com Rubem César Fernandes, Chris Abani e Joyce Banda, entre outros. O line-up musical foi, mais uma vez, eclético e representativo da produção musical contempôranea: Taj Mahal, Seun Kuti, Eyrkah Badu, MC Zola, Dave Stewart, Theophilus London, Roberto Frejat, Zakee, Elza Soares, Arnaldo Antunes, Toumani Diabaté e Carlinhos Brown. Isso tudo sem falar nas participações especiais de Judith Hill, Nadirah X e Jam da Silva. Definitivamente, a peteca não caiu e a Leopoldina viveu noites inesquecíveis. A responsabilidade para 2011 ficou grande. O Back2Black está voltando com tudo! visite o site do Back2Black 2010 »

2011

Também realizado na Leopoldina, o Back2Black 2011 empolgou o público ainda mais do que as edições anteriores! visite o site do Back2Black 2011 »

2012

O Back2Black 2012 teve atrações incríveis, e como não podia deixar de ser, fez o público dançar até o chão de mármore da Leopoldina. visite o site do Back2Black 2012 »

2013

O B2B de 2013, além de marcar os 5 anos do festival, foi o primeiro na Cidade das Artes, e mostrou que apenas um monumento da arquitetura contemporânea seria capaz de desbancar o prédio clássico da Leopoldina. Foi lindo! visite o site do Back2Black 2013 »