Foto: divulgação

Rio de Janeiro seg 20 mar | Palco Rio 21h

Linton Kwesi Johnson + Dennis Bovell Dub Band

Cidade das Artes

comprar

links

compartilhe!

Considerado o ‘pai da poesia dub’ e um dos maiores nomes da poesia contemporânea em língua inglesa, o jamaicano Linton Kwesi Johnson se tornou, em 2002, o primeiro poeta negro a ter seu trabalho publicado na prestigiosa série Selected Poems da Penguin Classic, com a compilação ‘Mi Revalueshanary Fren’, figurando ao lado de escritores consagrados como William Shakespeare e Rudyard Kipling.

Nascido em 1952, em Chapelton, Jamaica, Linton Kwesi Johnson mudou-se com a mãe para Londres em 1963, onde mais tarde estudou Sociologia no Goldsmith’ College, na Universidade de Londres. Integrou o movimento Panteras Negras em 1970 e em 1974 começou a publicar livros de poesia, que incluíam poemas escritos em patois, dialeto jamaicano. Ao musicar seus versos, lançou a partir de 1979 vários discos pela Island. Em meados dos anos 1980 fundou seu próprio selo, LKJ, vendendo mais de dois milhões de discos em todo o mundo. Trabalhou ainda como jornalista e repórter do Channel 4 e mais tarde na rádio BBC 2, apresentando uma noite de música caribenha. Em 1977 recebeu seu primeiro prêmio, C. Day Lewis Fellowship, tornando-se Escritor Residente para a London Borough of Lambeth. Em 2005 ganhou a medalha Musgrave, pelo Institute of Jamaica, por sua relevância no campo da poesia.

No B2B, Johnson estará acompanhado pelo parceiro de mais de 20 anos em gravações e shows pelo mundo, Dennis Bovell, também produtor e arranjador, que estará à frente do seu septeto Dub Band.

videos