Foto: divulgação

Rio de Janeiro ter 21 mar | Palco Rio 22h

Angelique Kidjo

Cidade das Artes

comprar

links

compartilhe!

Filha de uma atriz, dançarina e produtora teatral, Angelique Kidjo nasceu em 1960, no Benim, e estreou nos palcos na companhia da mãe. Começou a cantar profissionalmente aos 20 anos, influenciada pelo rock, pop e soul music de James Brown, Aretha Franklin, Jimi Hendrix, Nina Simone, Miriam Makeba e Santana. Após seu primeiro álbum, Pretty, de 1988, radicou-se em Paris, casando-se com o baixista francês Jean Hébrail, presença constante em seus trabalhos. Atualmente vive em Nova York.

Em seu quinto trabalho, Fifa, a cantora voltou às raízes e percorreu o Benim para gravar com mais de cem percussionistas, flautistas, cantores e dançarinos. Entre seus muitos colaboradores em gravações ou apresentações estão Carlos Santana, Cassandra Wilson, Joss Stone, Brandford Marsalis, Alicia Keys, Dave Matthews, John Legend, Peter Gabriel, Ziggy Marley e Dianne Reeves. Suas músicas já figuraram em trilhas sonoras de filmes como Ace Ventura 2, Street Fighter, Minha estação preferida e Rei Leão 2, entre outros.

Foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade pela UNICEF, atuando especialmente no combate à epidemia da Aids, pobreza, fome e conflitos de guerra. Paralelamente, criou a Fundação Batonga para angariar fundos para a educação de meninas na África. Foi eleita uma das 40 mais poderosas celebridades africanas pela revista Forbes. É fluente e canta em fon, francês, inglês e yorubá. Ganhou diversos prêmios em vários países, entre eles um Grammy em 2008 como Melhor Álbum de World Music por Djin Djin. No ano passado lançou Eve, uma imersão musical em sua África natal cujo título remete não só à Eva bíblica como ao nome do meio de sua mãe, que participa do disco na faixa Bana. Entre as muitas participações estão Dr. John, a cantora nigeriana ASA, Rostam Batmagil (Vampire Weekend), Kronos Quartet e a Orquestra Filarmônica de Luxemburgo, entre outros.

videos