Blog

Retrospectiva B2B 2011

31.08.2011

A edição de 2011 do Back2Black infelizmente chegou ao fim. Quem foi aproveitou, dançou até se acabar, comeu diversos quitutes e ainda de quebra pode comprar uns livros e quem sabe cantar em um dos vagões. A Estação Leopoldina e o Bourbon Street tremeram! Quem não foi… perdeu.

Mas não se desesperem, ano que vem tem mais e enquanto isso vocês podem conferir o que rolou aqui pelo site. Temos vídeos dos shows e entrevistas com os artistas, equipe técnica e até com o público. Resenhas das apresentações e das conferências, além de muitas e muitas fotos. Só fica por fora quem quiser.

Abaixo a relação dos eventos que transcorreram durante esses 4 dias de festival entre Rio e São Paulo. Até 2012 galera!

26/08 – Conferência: Democratização, não violência e mídias sociais com Jamila Raqib e Wael Ghonim
Palco Estação Oi: Tinariwen / Ana Moura + Gilberto Gil / Macy Gray
Palco Compacto Petrobras: Tono / Nicolas Krassik e Os Cordestinos + Carlos Malta
Palco Circo: Charles Gavin / Pathy DeJesus + Nepal

27/08 – Conferência: Ecologia com Marina Silva, Gabriela Chichilnisky e Daniel Cohn-Bendit
Palco Estação Oi: Oumou Sangaré / Chaka Khan / Jorge Ben Jor
Palco Compacto Petrobras: Qinho + Jards Macalé / Moreno Veloso + Domenico + Pedro Miranda + Luis Filipe de Lima
Palco Circo: Os Ritmos Digitais / Badenov + MOO

28/08 – Conferência: O futuro das comunidades com Nanko van Buuren, Luiz Eduardo Soares e Sueli Carneiro
Palco Estação Oi: ASA / Aloe Blacc / Seu Jorge & Almaz
Palco Compacto Petrobras: Paraphernália + BNegão
Palco Circo: Bailão Black

30/08 – Palestra de apresentação com José Eduardo Agualusa
Bourbon Street: Tinariwen / Aloe Blacc

 

 

 

Dance e Reflita

29.08.2011

Muito bem acompanhado pelos músicos do Nação Zumbi (o Almaz), Seu Jorge foi o fechamento que o festival esperava. Cheio de sentidos e mensagens para quem quisesse perceber, foi um show para fazer mexer. Fazer mudar. E, de fato, ninguém ficou parado na Leopoldina.

Back2Black 2011 - Seu Jorge & Almaz

Ainda não eram seis da tarde de domingo, Seu Jorge ainda não tinha chegado à Estação Leopoldina, e a conferencista Sueli Carneiro era certeira: “o Back2Black é ótimo porque tira a cultura negra do folclórico e do arcaico, e mostra que ela é contemporânea, faz parte da atualidade.” E mais: “O futuro da democracia e da liberdade do Brasil passa pela questão racial.” Sintoticamente, o último dia do festival caiu em um 28 de agosto, mesmo dia do discurso histórico de Martin Luther King, aquele do “eu tenho um sonho…”.

Pois foi ao negro brasileiro Seu Jorge que coube encerrar a programação do palco principal do Back2Black de 2011. A Seu Jorge e Almaz coube o mesmo privilégio de encerrar a noite que tinha cabido a Jorge Ben Jor, um dia antes. E, para completar, o show foi de “visitas”, como ele mesmo definiu, a um repertório de muitos clássicos brasileiros e alguns estrangeiros. Oportunidade perfeita para “atualizar” a cultura negra em um espaço mais do que nobre. Sueli deve ter vibrado muito com o som de Seu Jorge.

Se não vibrou, a Leopoldina inteira o fez. Depois de uma longa introdução de reverbs e microfonias comandados pelo pela pedaleira da guitarra de Lúcio Maia, Seu Jorge começou o show na flauta transversa e puxou do canto mais grave da garganta Errare Humanum Est, do xará Ben Jor. Era o início da viagem dentro das mentes das pessoas. Back2Black, afinal, quer reflexão. Reflexão e dança.

Dança veio com The Model (Kraftwerk), de leve, e Carolina (próprio Seu Jorge), aí sim com força. E se o povo começou a dançar, não tinha mais o que pensar. Tinha que continuar dançando. Pai João (Tribo Massai), uma breve citação a A Rã na flauta e Cristina (Tim Maia). Joga fácil esse Seu Jorge. E ainda rolou outro Jorge Ben, Xica da Silva, e o rei do pop, Rock With You.

Back2Black 2011 - Seu Jorge & Almaz

Dançando e refletindo, não havia melhor jeito para terminar o domingo e começar a próxima semana. Pensem em Seu Jorge, em Sueli Carneiro, e em todos os outros nomes que mexeram com a cabeça de vocês nesses três dias. Essas foram as mensagens do festival. Aproveitem. Boa semana.

ver mais

RIO Estação Leopoldina

SP Bourbon St.

27 ago sáb

Conferência

Ecologia

Marina Silva · Daniel Cohn-Bendit · Graciela Chichilnisky

Mediador: Fernando Gabeira

28 ago dom

Conferência

O futuro das comunidades

Nanko van Buuren · Luiz Eduardo Soares · Sueli Carneiro

Mediador: Paulo Lins

30 ago ter

Palestra de apresentação

José Eduardo Agualusa

Artes visuais